Capitais do Delito

"Onde há turistas, sempre há trapaceiros."

Outro dia estava em minha casa zapeando, como praxe, pelos canais da TV à cabo, e uma propaganda de um programa captou toda a minha atenção: o "Capitais do Delito" (Scan City) apresentado por Conor Woodman, e que passa atualmente todas as segundas anoite no canal National Geographic Channel. A propaganda apresentava o tal programa, e entre palavras como "turismo", "viagem", "mundo", "golpes"...finalizava com a frase: "Eu sou lesado para que você não seja". Pronto, era tudo que eu precisava assistir naquela noite!

O documentário canadense, como as tags já anunciam, trata de uma equipe de reportagem que viaja para as cidades mais famosas do mundo com o foco unicamente em desvendar que golpes, trapaças e malandrices que estão sendo aplicados, principalmente, na classe dos turistas (nós), usando os melhores equipamentos de espionagem. O Conor se faz de isca para sofrer os "atentados" e mostrar, através das câmeras disfarçadas, como funciona tudo, além de conversar com os malandros e entender a cabeça deles. Muitas vezes ele pratica os atos ilícitos para provar que somos mesmo um bando de distraídos.

É muito interessante saber o que rola nesse mundo dos taxistas antiéticos, da lavagem de dinheiro, dos batedores de carteiras, das prostitutas golpistas e suas drogas, do dinheiro falso, das reservas falsas, dos jogos desonestos, dos furtos, das propagandas enganosas, entre outros. 

Eu nem preciso dizer que adorei o programa, contudo, confesso que depois de assistí-lo bateu um medo muito grande de sair por ai pagando de "patinha inocente" para esse sub-mundo lucrativo do turismo. Ainda assim, acho que é sempre uma ótima forma de se preparar e dar um gás no modo "alerta" de todos nós. 

Dei uma olhada no youtube e ainda não estão disponibilizados muitos episódios dublados em português. Porém, no canal de origem do programa, achei mais episódios em mais cidades, mas sem dublagem ou legenda. Vale muito a pena assistir, e mais uma vez eu digo: Cuidado na estrada!

Episódios em português:

Las Vegas - assista aqui.
Rio de janeiro - assista aqui.
Istambul - assista aqui.
Barcelona - assista aqui.
Buenos Aires - assista aqui.
Bangkok - assista aqui.

Vários vídeos da série no canal originário T+E: veja aqui.

Atualizando o post: a 1ª e 2ª temporada já estão disponíveis no Netflix. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As praias de Ibiza

Tauá Resort Alexânia: vale a pena ir?

Zoo Luján de Buenos Aires: a pior coisa para se fazer na vida