Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2014

Valeu Chavinho...

Imagem
Certamente um dos dias que mais me comoveu foi sexta-feira, 28/11/2014, o dia em que Roberto Bolaños faleceu. E junto com ele, seus personagens que de tão presentes na nossa memória (e vida) não se desvinculam do ator. Não sabemos separar a obra do criador, aliás nem ele sabia, então foi um dia de tristeza principalmente porque estávamos nos despedindo do querido Chavinho. 
Fica a tristeza e a eterna vontade de passar férias onde ele passou. Aliás, foi ele que me mostrou a querida Acapulco que com muita certeza trouxe tanta alegria ao pobre Chavinho e vai trazer a mesma para mim também. 


E a América do Sul?

Imagem
Engraçado como a gente admira a Europa (e os europeus) pelo fato de todos eles estarem a pequenas distâncias uns dos outros. O certo, para todos que moram na Europa, é conhecer praticamente todos os vizinhos em viagens de fim de semana. Ir a Paris é como ir a Caldas Novas.

A parte "engraçada" está no fato da gente não usar a mesma lógica e sair conhecendo nossos vizinhos sulamericanos. É mais fácil encontrar amigos que já foram para a Nova Zelândia mas que ainda não conhecem o Peru. 
Claro que isso está quase que totalmente atrelado ao fato de nós não termos uma linha férrea de conexão entre os países como os europeus têm, como seria lindo ter aquela disponibilidade de trens ao nosso alcance. Mas ainda assim, na minha opinião, a maior parte das pessoas que se aventuram em férias explora muito pouco o próprio continente.

As razões podem ser várias, de problemas logísticos de deslocamento até o preconceito étnico e de segurança. Cabe, sem dúvidas, uma investigação super inter…

Dress Code nas igrejas italianas

Imagem
Eu já falei bastante sobre essa questão do dress code nas baladas pelo mundo afora, mas o post hoje vai para as regras de vestimentas para entrar em várias igrejas italianas. Sim, tem que saber como proceder antes de pegar um avião aqui no Brasil e ir parar lá no país da botinha e da capital da moda. 
Eu já sabia que é sempre bom ter o bom senso de ir decente para qualquer igreja, seja ela onde for. Mas confesso que na Itália o dress code faz toda a diferença e pode ser motivo simples para arruinar seus planos de viagem. 
Então, para que ninguém fique frustado, é bom saber que por conta do tamanho da sua roupa você pode ser barrado na porta da igreja, mesmo depois de ter ficado mil horas na fila dela. 
As dicas são simples, as mulheres não podem usar transparências, saia curta e ombros de fora. A saída é andar com um bom chale na bolsa para colocar nos ombros. O que muita gente pega de surpresa faz, é comprar chales dos ambulantes (os espertinhos já sabem que vão precisar) e improvis…

Pompéia, na Itália

Imagem
Uma boa esticada que dá para fazer quando estiver em Roma é ir até Pompéia. A viagem pode ser feita de trem passando pela cidade de Nápoles (não achei nada atrativa, é bem descuidada) e de lá seguindo para Pompéia. Reserve um dia para fazer a peripécia. 
Chegamos bem cedo na estação de trem de Pompéia depois de admirar bastante as vistas do caminho que beiravam o litoral e do outro lado o robusto vulcão Vesuvio que acabou com a cidade em 79 a.c. 
A cidade é bem bonitinha e tinha até wifi liberada na rua. Fomos caminhando para a o Sítio Arqueológico de Pompei onde estão as ruinas da cidade que foi totalmente lavada de lava pelante. 
Faz muito calor e a cidade é enorme, mas vale a pena (e paciência). Algumas coisas são emocionantes, tipo ver os corpos petrificados (muitos duvidam da veracidade) de humanos e até animais que ficaram com as mesmas expressões do dia do acidente. É patrimônio Mundial da UNESCO, o que rende muita movimentação turística para lá. 
Uma dica feminina é passar na…

Roma, na Itália - Parte 1

Imagem
Roma foi um grande exemplo que tive de poder conhecer e apagar tudo que tinha no meu imaginário sobre ela. E isso não é uma coisa ruim até porque gostei, resignifiquei, mas gostei.
Antes de qualquer coisa, é bom sempre ter em mente a parte em que ela é uma cidade grande, e por isso, respira e tem aquele ar digno de capital do país.
Alugamos um apê ali perto da estação central de trem, foi tranquilo o deslocamento porque estávamos muito próximos do metrô e de alguns pontos que estão fora do centrinho mais conhecido de Roma. Deu para andar bastante ali pelos arredores e conhecer uma Roma mais moderna e com clima de cidade grande. 
Estavam próximos o Coliseu, Basilica di San Pietro in Vincoli (tem a estátuta de Moisés encomendada pelo Papa a Michelangelo), o monumento do Vítor Emanuel e as Ruínas do Foro Romano que ficam na avenida que desemboca no Coliseu. Não posso deixar de citar que também por esses arredores comi o melhor carbonara da minha vida (oh God!). É possível comprar um bi…