Formentera, na Espanha

Adicionar legenda

Formentera é mais uma ilha-município da Espanha pertencente à Comunidade das Ilhas Baleares. Ela fica ao sul de Ibiza no mar Mediterrâneo, são cerca de 29 km que são feitos através de ferrys e catamarãs que saem de Ibiza e Dênia (uma cidade próxima de Valência). Parada mais que obrigatória a todos que vão a Ibiza. Dá para fazer passeios indo pela manhã e voltando no fim do dia, ou ainda, se hospedar e passar um (s) dia (s) na ilha. Eles também falam o catalão e no verão é ilha é completamente invadida pelos italianos.

A própria Baleária tem uns ferrys grandes que fazem o trajeto Ibiza-Formentera-Ibiza. A ida e a volta fica por volta dos 40 euros por pessoa. Ainda, existem outros barcos pequenos (Aqua Bus) que fazem a viagem por quase metade do preço, mas demoram um pouco mais de tempo para chegar, é o que eu poderia chamar de "low cost marítmo". Fomos nesse mais barato e se você tem problemas sérios de enjoo e náuseas, eu indico o ferry maior. A viagem no barquinho é com pura emoção do início ao fim, é um esquema tipo "Mar em Fúria" com o George Clooney. Mas se você é tranquilo e ainda quer economizar os preciosos euros, eu posso dizer que é uma viagem "sobrevivível". Relato da viagem aqui.

Horários e preços do Aqua Bus
Em praticamente todas as praias é permitido o naturalismo, mas nem vimos tanto assim, por sua vez o topless impera como praxe. Como a ilha é relativamente plana e conta com estradas e ciclovias que dão acesso a praticamente todas as áreas, muita gente aluga quadriciclos, motos e bicicletas para locomoção. No porto existem várias lojas de aluguel para facilitar sua vida então não deixe de alugar a sua bike e sair pedalando sem rumo guiado pelo seu mapinha mega simples que te darão no aluguel. A ilha é super pequena e não tem nem como se perder.

Mapa de Formentera

Não sei nem como explicar o que são as praias de Formentera. Em Ibiza elas também são impressionantes, mas confesso que em Formentera elas são de um nível de beleza e gostosura impraticáveis. É por isso que a presença é obrigatória. Passamos pela praia Ses Salines, de Moli e Ses Illetes, todas estão mais ao norte. Na época de julho, com a maré mais baixa, é possível cruzar andando a faixa de areia que divide a praia do extremo norte (Ses Illetes) com uma porção de terra, também pertencente à ilha, chamada de Isla de Espalmador. Se a maré estiver alta, dá para chegar de barco ou na natação. É desnecessário falar das paisagens, da cor da água mega transparente, da sua temperatura ideal (nem pelando, nem gelada), da sua tranquilidade...

A maioria das estruturas nas praias são ótimas com guarda-sóis, espreguiçadeiras e restaurantes, caros (mega caros), mas existentes. Simplesmente valeu muito a pena, e com certeza vou voltar lá mais vezes.


Formentera - Espanha  Viagem: 2012 (julho).


´Assista: Lúcia e o sexo. 

Comentários

  1. Hola este es genial y es realmente un buen puesto. Creo que me va a ayudar mucho en el material relacionado y es muy útil para mí. Muy bien escrito que aprecio y que decir buen trabajo ..
    ibiza to formentera

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As praias de Ibiza

Tauá Resort Alexânia: vale a pena ir?

Zoo Luján de Buenos Aires: a pior coisa para se fazer na vida